Blog Ecogen

Aqui você vai encontrar informações sobre como gerar energia e utilidades para o seu negócio de forma eficiente e sustentável.

As expectativas na produção de biogás e biometano em 2022

19 de maio de 2022

Para este ano de 2022, o cenário de biogás e biometano pode ter horizontes bem interessantes para quem busca investir em fontes renováveis.

No entanto, antes de compreendermos melhor as vantagens desse cenário e do que esperar para esse ano, vamos entender o que são estes dois produtos.

O que é biogás e biometano?

O biogás é um tipo de combustível gasoso, gerado por meio da decomposição da matéria orgânica por bactérias que, posteriormente, pode ser utilizado para a geração de energia elétrica ou térmica. A solução é ambientalmente responsável, pois transforma passivos ambientais em ativo energético, além de contribuir com a descarbonização da matriz energética.

Já o Biometano é um combustível derivado do Biogás que é extraído após um processo de purificação que resulta em um produto com mais de 90% de metano em sua composição, se assemelhando ao gás natural. Por isso, todas as aplicações desse combustível fóssil podem ser substituídas pelo biometano. Além disso, pode ser usado como combustível no lugar da gasolina e diesel em veículos leves e pesados.

Por que a produção de biogás e biometano é importante?

A principal justificativa é que são elementos que ajudam na redução das emissões de gases de efeito estufa, incentivando o tratamento e reaproveitamento de resíduos orgânicos, melhorando, assim, a atratividade econômica e sustentável de projetos.

Pegada Zero Carbono

O biogás é uma alternativa de combustível vantajosa para atender à demanda mundial por energia competitiva e fontes de energia neutras em carbono. Além disso, projetos com utilização de biogás e biometano são elegíveis para geração de créditos de carbono.

Ganho de competitividade

O biogás pode ser barato quando produzido a partir de resíduos facilmente disponíveis próximos à área de consumo e acelera o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição de gás no campo.

Green premium

Os consumidores estão dispostos a pagar mais por combustíveis renováveis, como o biogás, para atender aos padrões de ESG.

Proteção contra volatilidade do petróleo

Como o biogás é produzido a partir de matéria-prima localmente disponível, ele não está exposto a variações em moeda estrangeira nem ao preço do petróleo.

Combustível não poluente

O biometano tem alto potencial de uso na mobilidade como uma alternativa ao Gás Natural Veicular (GNV), diesel e gasolina.  Atualmente, com o aumento dos valores da gasolina no país, as discussões sobre o uso da fonte renovável aumentaram, já que por ser produzido localmente, o biogás e o biometano não possuem exposição à variação do dólar e do preço do petróleo.

Panorama atual e o potencial de produção do Biogás no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), o Brasil é um dos países com o maior potencial de produção de biogás do planeta, podendo alcançar 84,6 bilhões de metros cúbicos por ano. Atualmente, o Brasil conta com 755 plantas de Biogás em operação com aproveitamento energético, o que corresponde a 93% do total de plantas. Além delas, temos mais 44 plantas em fase de implantação (5%) e mais 12 plantas em retrofit/reforma que devem voltar a operação em 2022.

Segundo um levantamento feito pela @CIbiogas, empresa que a @Ecogen Brasil é associada e que é dedicada ao desenvolvimento do biogás como recurso energético limpo e competitivo, no Brasil, em 2021, as plantas em operação tiveram uma produção de cerca de 2.3 bilhões de Nm³ de biogás. Para 2022, com a entrega das 56 plantas que estão em fase de implantação e reforma, a projeção de aumento na produção de biogás é de 20%, um número bastante expressivo para o mercado.

Setor Industrial – Indústria de Laticínios

O potencial de biogás da indústria de laticínios do Brasil é de, aproximadamente, 236 mil Nm³ de biogás/ano, em cerca de 1,2 mil plantas. A região Sudeste tem o maior potencial em volume e em quantidade de plantas (49% e 52% respectivamente). Minas Gerais é destaque, com potencial para produzir, aproximadamente, 76 mil Nm³biogás/ano, ou 32% do potencial do setor no país.

Indústria Sucroenergética

A estimativa do potencial total de produção de biogás na indústria sucroenergética é de 7,2 bilhões Nm³/ano, em 418 plantas.

Saneamento Tratamento de Esgoto

A estimativa total de produção do volume de esgoto possibilita a produção de 493 milhões de Nm³/ano, em 1,7 mil unidades. São Paulo destaca-se com 43% desse potencial e Minas Gerais com 16% do potencial de plantas. Já em produção média estimada por planta, Distrito Federal destaca-se com 1 milhão Nm³/ano, seguido por São Paulo com a média estimada de 785 mil Nm³/ano.

RSU (Resíduos Sólidos Urbanos)

A estimativa total de produção de Fração Orgânica de RSU possibilita a produção de 1,9 bilhões de Nm³biogás/ano, em 811 unidades. São Paulo possui maior potencial nesse setor, com potencial de 34% do volume total de biogás e de 37% do potencial de plantas. Já em produção média estimada por planta, o Rio de Janeiro lidera com 10,6 milhões Nm³biogás/ano, seguido por Ceará com 7,6 milhões Nm³biogás/ano.

Destaque para o estado de São Paulo, com estimativa de 50% do potencial total de produção de biogás. Já em produção média estimada por planta, Mato Grosso do Sul lidera com média de 23M de potencial de biogás por planta.

Agropecuária – Abatedouro de aves

Estima-se que o Brasil tenha um potencial de produção de 2 milhões de Nm³biogás/ano em 196 abatedouros de aves. Rio Grande do Sul possui maior potencial nesse setor, com estimativa de 20% do volume total de biogás e Paraná com 19% em potencial de plantas. Já em produção média estimada por planta, Rio Grande do Sul e Santa Catarina lidera com ~11 mil Nm³biogás/ano por planta.

Abatedouro de bovinos

Esse é o segmento de abate com maior potencial de produção de biogás, com 234,7 milhões de Nm³biogás/ano, em 284 potenciais plantas. Destaque para o estado de Mato Grosso, que responde por 18% do volume total de biogás e 14% de potencial de plantas

Nesse cenário todo, destaque para o estado de São Paulo, com estimativa de 50% do potencial total de produção de biogás. Já em produção média estimada por planta, Mato Grosso do Sul lidera com média de 23M de potencial de biogás por planta.​ Tudo indica que os próximos anos serão muito promissores nos solos brasileiros.

O que esperar com a redução do ICMS?

O Projeto de Lei 9.635/22, em que prevê a redução de impostos na produção de biogás e biometano no Rio de Janeiro, propõe uma redução de alíquota, passando de 20% para 12%. Segundo o presidente da Comissão de Tributação, esse é um projeto de redução de base tributária que contém um viés ecológico de sustentabilidade, sendo uma medida que coopera para a segurança ambiental e uma produção cada vez menos dependente de combustíveis fósseis.

O texto estabelece também que anualmente seja elaborado um estudo sobre a produção de biogás nos estados e traga uma análise comparativa do setor em relação aos demais.

A cidade do Rio de Janeiro, onde vai se iniciar essa redução tributária, possui duas plantas de biometano: uma em Seropédica, na Região Metropolitana, e outra em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

Tudo isso para criar meios de incentivo ao biometano, cuja produção ainda está em fase de maturação e vem buscando competitividade em relação ao gás natural.

Aqui na Ecogen temos diversas soluções para atender as suas dores relacionadas à eficiência energética. Possuímos margem para investir em até 100% em seu negócio e proporcionar equipes de manutenção e operação 24h por dia, 7 dias da semana.

Tudo isso e muito mais você pode conferir no nosso site: https://ecogenbrasil.com.br/.

Gostou deste conteúdo? Não deixe de acompanhar o nosso blog e as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Bibliografia

  1. https://sinfrerj.com.br/conteudo/794/operacoes-com-biogas-e-biometano-terao-reducao-no-icms#:~:text=Enviado%20Sexta%2C%2008%20de%20Abril,o%20que%20determina%20a%20Lei9.
  2. https://diariodoporto.com.br/alerj-aprova-reducao-de-icms-para-biogas-e-biometano/
  3. https://abiogas.org.br/o-que-podemos-esperar-do-setor-de-biogas-e-biometano-brasileiro-nos-proximos-anos/#:~:text=A%20exist%C3%AAncia%20de%20demanda%20%C3%A9,2%20milh%C3%B5es%20de%20m%C2%B3%2Fdia.
  4. https://cibiogas.org/blog-post/o-que-e-biometano-aposte-no-futuro-da-mobilidade-sustentavel/
  5. https://www.copersucar.com.br/noticias/biogas-e-biometano-o-potencial-energetico-que-nasce-no-canavial/
  6. https://ecogenbrasil.com.br/blog/biogas-saiba-tudo-sobre-a-fonte-de-energia-renovavel-gerada-por-meio-de-residuos-organicos
  7. Biogas%20Dossier_IF.pdf
Conteúdo desenvolvido por:

Ecogen Brasil

Equipe de Redação

Leia também

Newsletter

Digite seu email
e fique por dentro

Ao assinar a newsletter, declaro que li e estou de acordo com a Política de Privacidade da Ecogen