Blog Ecogen

Aqui você vai encontrar informações sobre como gerar energia e utilidades para o seu negócio de forma eficiente e sustentável.

Descarbonização: uma tendência no mercado de energia em 2021

29 de julho de 2021

No ano passado, quando praticamente o mundo inteiro ficou em isolamento social por conta da pandemia do novo Coronavírus, presenciamos cenas inusitadas em vários países, como a volta de peixes em Veneza, rios mais limpos, menor incidência de poluição, entre outras situações que provaram como a ação do homem vem sendo danosa à natureza.

Não é por menos que a preocupação com as mudanças climáticas e os impactos ambientais são cada vez mais frequentes entre os países que criam metas e planos para a diminuição da emissão de carbono.

E, claro, que esse cenário se reflete no mercado de energia, que se depara com a busca crescente de empresas e indústrias em busca de soluções alternativas para modelos de negócio mais sustentáveis.

É por isso que a descarbonização é apontada como uma das principais tendências de 2021 deste setor e a gente explica mais detalhes a seguir.

Descarbonização, uma tendência que começa hoje e tem olhos para o futuro

Uma das provas de como a descarbonização é uma tendência de 2021 para o setor de energia é o fato de que este será o primeiro ano para dar início ao Plano Nacional de Energia 2050, aprovado pelo MME em dezembro de 2020, e o Plano Decenal de Expansão de Energia 2030, aprovado em fevereiro de 2021.

Ambos vão nortear as ações e decisões das empresas no setor de energia, principalmente em assuntos que norteiam sustentabilidade e tecnologia, temas esses que andam muito juntos e se beneficiam.

E sem contar ainda o fato de que o Brasil tem o grande privilégio de possuir uma abundância de recursos naturais que o tornam um dos países promissores para energias alternativas, como eólica e solar. Além de ter um grande potencial para a biomassa, aproveitando a matéria orgânica do agronegócio.

Aqui mesmo na Ecogen, Biomassa e Solar fazem parte do nosso portfólio de soluções sustentáveis que oferecemos aos nossos clientes, visando a redução do uso de combustíveis fósseis.

Conheça, a seguir, mais detalhes dessas soluções:

Biomassa

Legenda: Por meio do uso de materiais orgânicos, a biomassa é uma das fontes de energia alternativas mais comuns no País. Crédito: Shutterstock.

A biomassa é uma fonte de energia renovável, em que matérias orgânicas (animal ou vegetal) são utilizadas como combustível e, através da cogeração, o vapor da queima desses materiais é utilizado para aquecer caldeiras e até ambientes de indústrias e empresas.

Resultado disso é um sistema que reduz a emissão de carbono, além de reduzir os custos de produção de energia térmica e elétrica.

Veja aqui nosso vídeo, para saber mais sobre a biomassa.

Entre os materiais orgânicos mais utilizados, estão: carvão vegetal, bagaço de cana de açúcar, resíduos agrícolas, excremento de animais, entre outros.

Case Ecogen

Legenda: Por meio da instalação de uma caldeira de biomassa, conseguimos transformar uma indústria alimentícia em um negócio ambientalmente responsável. Créditos: Ecogen Brasil.

Com um cliente pertencente à indústria de alimentos, instalamos uma caldeira de biomassa para a Geração de Vapor de suas usinas. O resultado disso foi a redução da emissão de 55.000 toneladas de CO² por ano e de 35% no valor do vapor.

Energia Solar

Legenda: Fonte de energia limpa e renovável, a energia solar é uma das opções mais crescentes quando se trata de projetos sustentáveis. Crédito: Shutterstock.

Já não é de hoje que a energia solar é uma fonte de energia alternativa no Brasil, tendo, inclusive, consumidores finais já utilizando placas fotovoltaicas em suas casas e um crescimento anual de 200% desde 2012.

Claro que as condições climáticas brasileiras e o avanço da tecnologia, permitindo um maior acesso, favorece o crescimento da energia solar fotovoltaica.

No caso das indústrias e empresas, ela é geralmente utilizada através da geração distribuída no local de consumo ou próximo a ele e comumente voltada como fonte de aquecimento de água e outros líquidos.

Para saber sobre o uso da energia solar nos negócios, veja o nosso vídeo.

Case Ecogen

Visando atender os pequenos consumidores, instalamos uma fazenda solar com mais de 6.100 painéis fotovoltaicos.

O resultado foi uma redução de 2.400 toneladas de emissão de CO² por ano com geração de 26.750 MWh de energia limpa.

E essas são apenas duas das várias EcoSoluções que temos em nosso portfólio. Para saber mais todas as soluções que oferecemos, acesse aqui. E faça uma análise preliminar do seu negócio com os nossos consultores.

Para acompanhar as nossas outras novidades, acompanhe o nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Conteúdo desenvolvido por:

Ecogen Brasil

Equipe de Redação

Leia também

Newsletter

Digite seu email
e fique por dentro

Ao assinar a newsletter, declaro que li e estou de acordo com a Política de Privacidade da Ecogen