Blog

O que é biomassa? Quando falamos em biomassa, estamos falando de toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada com a finalidade de se produzir energia. Podemos ter como exemplo desses materiais o cavaco de Eucalipto, casca de arroz, caroço de açaí, serragem, bagaço de cana de açúcar, entre outros. Segundo o Anuário Estatístico…

Ver Post


O biogás é um tipo de combustível gasoso, gerado por meio da decomposição da matéria orgânica (biomassa) por bactérias, que, posteriormente, pode ser utilizado para a geração de energia elétrica e térmica. A solução é ambientalmente responsável, pois transforma passivos ambientais em ativo energético, além de contribuir com a descarbonização da matriz energética. Como o biogás…

Ver Post


Com o acordo, Ecogen Brasil amplia seu portfólio de soluções sustentáveis para geração de energia, com tecnologia 100% brasileira. São Paulo, SP, Brasil. 04 de outubro de 2021. A Ecogen, fornecedora de soluções integradas em energia e utilidades do grupo japonês Mitsui & Co., Ltd, adquiriu 50% da Brasil GTW, empresa nacional que detém tecnologia…

Ver Post


O Brasil vive uma grave crise energética em 2021, com riscos de racionamento de energia e até mesmo apagões. Esta situação ocorre, em grande parte, pela maior crise hídrica do país nos últimos 91 anos, marcada pela falta de chuva e, consequentemente, pelo desabastecimento dos reservatórios de usinas hidrelétricas. Além de prejudicar o consumidor final…

Ver Post


Há algum tempo, “ESG” tem ganhado os holofotes do mercado e a sigla passou a ser considerada um selo que atesta as práticas sustentáveis das empresas. Ela é uma abreviação, em inglês, para “Environmental, Social and Governance”, que, em português, pode ser traduzido como “Ambiental, Social e Governança.” O termo utiliza esses três fatores para…

Ver Post


  Geração distribuída é quando a energia elétrica gerada no local em que será consumida ou nas proximidades, por meio de fontes renováveis e limpas, como por exemplo a energia solar, hídrica ou eólica. Esta energia é utilizada pelo próprio consumidor, sendo ideal para residências, comércios e indústrias e tem grande vantagem sobre a geração…

Ver Post


Os sucessivos aumentos da temperatura e as mudanças climáticas agressivas são alvos de preocupações em todos os setores públicos e privados. Apenas para exemplificar alguns impactos recentes, o Estado do Rio Grande do Sul, conhecido pelo clima frio, atingiu temperaturas acima dos 40 °C.5 Em outros locais do país, chuvas intensas em áreas tipicamente secas…

Ver Post


O setor energético é um dos mais poluentes do mundo, tanto que os combustíveis fósseis representam mais de 75% da demanda energética mundial. A sua utilização afeta diretamente o meio ambiente, pois a queima desses combustíveis libera gases poluentes na atmosfera, como o CO2, um dos principais causadores do aquecimento global e, consequentemente, das mudanças…

Ver Post


As discussões relacionadas à transição energética estão tomando mais espaço atualmente. Entre os principais fatores para isso estão as agressões ao meio ambiente, causadas pela geração não sustentável que causam uma série de danos ao nosso planeta, como o aquecimento global e o dano à fauna e à flora das regiões exploradas. Por isso, além…

Ver Post


Para este ano de 2022, o cenário de biogás e biometano pode ter horizontes bem interessantes para quem busca investir em fontes renováveis. No entanto, antes de compreendermos melhor as vantagens desse cenário e do que esperar para esse ano, vamos entender o que são estes dois produtos. O que é biogás e biometano? O…

Ver Post


Newsletter

Leave your email
and stay tuned

By subscribing to the newsletter, I declare that I have read and agree with Ecogen's Privacy Policy